O ensino da cultura indígena nas escolas


Por Gionara Machado

A abordagem do dia do índio é assunto trabalhado com relevância na programação anual de ensino. Segundo relato de professores da rede municipal, por se tratar de uma das culturas mais enraizadas deste país, a programação ganha força e gera consciência passada de professor para aluno através de conteúdos administrados em sala de aula.

A temática traz também a importância de preservar o respeito ao convívio com os mesmos, e o aumento de índios nas regiões urbanas, faz com que cada vez mais seja necessário trabalhar isto desde cedo. Segundo o Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, são aproximadamente 324.834 que vivem nas cidades.

A consciência deste assunto ficou clara durante entrevista com Cármen Giambastiane, professora do ensino fundamental da Escola Municipal David Riegel Neto, em Eldorado do Sul. Para Cármen o assunto vai além de uma data específica, foi o tempo em que pintar o rosto e cantar uma música era homenagem há eles oferecidos
.
“Há pouco, trabalhava-se de forma apenas comemorativa na grande maioria das escolas. Vejo e trabalho de forma a confrontar as realidades por eles vivenciadas através dos tempos... Suas adaptações forçadas mediante as transformações em seu cotidiano ocorridas desde os primórdios,” informou Cármen.

“Trabalho o resgate da cultura no olhar de quem deriva-se desse modo de vida. Cujo muitos costumes adquirimos e aperfeiçoamos com o tempo. Somos descendentes desse povo que junto a outros firmaram nossa nação e merecem nosso respeito todos os dias, em todas as ocasiões. Busca-se a real valorização de seu papel em nosso país, sua trajetória, e de como deveriam viver hoje, tendo como todos os cidadãos os direitos preservados.
Esse resgate na minha visão vale a todos que de uma forma ou outra firmam nossa nação com seus deveres e direitos atribuídos! Eu trabalho no dia a dia esses direitos e não em uma data isolada”, completou.

A garantia e qualificação da acessibilidade dos povos indígenas às políticas sociais, bem como o direito a inclusão nas escolas e ao estudo são benefícios conquistado pelos índios, cabendo-lhes a decisão de participar ou não de qualquer uma dessas práticas e políticas.


Compartilhe:

0 comentários