Financiada pela lei Rouanet, o Queermuseu teve um custo de R$ 800 mil

Foto: Divulgação / Google Imagens

Siga Amanda Krohn
contato@falaaimaluco.com

No domingo passado (10/09) foi cancelada a exposição Queermuseu - Cartografias da Diferença na Arte Brasileira, inaugurada pelo Santander Cultural há quase um mês em Porto Alegre. O motivo do cancelamento foram manifestações populares que consideravam a amostra ofensiva, blasfêmica, referindo-se ao uso de símbolos católicos como apologia à crimes como pedofilia e zoofilia. Financiada pela lei Rouanet, o Queermuseu teve um custo de R$ 800 mil, incluindo gastos com 15 mil folders e 2 mil catálogos para serem distribuídos em escolas e bibliotecas.
Nesta terça feira (dia 12/09), o Santander afirmou que dispensará o benefício oferecido pela lei e ressarcirá o dinheiro gasto à Receita Federal, porém, não informou um prazo específico para tal.
Apesar das acusações, um dos motivos para a amostra ter sido contemplada pela Lei Rouanet era que o projeto afirmava que pretendia instigar a reflexão sobre questões de gênero.

Entenda o que é a Lei Rouanet:


A Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), é caracterizada por oferecer isenção fiscal (como por exemplo, abatimento de valores no Imposto de Renda) à organizadores de projetos culturais, permitindo que os mesmos sejam analisados e avaliados pelo Ministério da Cultura.


Compartilhe:

0 comentários