“Ouvir a concorrência é uma obrigação”, afirma Rodrigo Oliveira
Siga Bruno Lara
Na opinião
do jornalista Rodrigo Oliveira, da Rádio Gaúcha, “ouvir a concorrência é uma
obrigação” de todos os profissionais do rádio. Convidado do projeto Papos com a
Mídia, Rodrigo falou sobre comunicação, mídias, esporte e as mudanças trazidas
pela internet para o jornalismo com os alunos da Faculdade São Francisco deAssis.
Embora
admita ser um admirador da política, o jornalismo esportivo sempre foi o
objetivo principal de Rodrigo desde que optou pela comunicação. Aos 28 anos, é
formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), trabalha na
rádio esportiva de maior audiência no estado e tem no currículo, graças ao
inglês fluente, a cobertura de duas Copas do Mundo: Brasil (2014) e África do
Sul (2010), onde teve a oportunidade de entrevistar o Rei do Futebol, Pelé. “O
momento mais feliz da minha vida”, garante.
Para
Rodrigo, esporte é coisa séria. “Como consumidor, não gosto de consumir o
esporte como entretenimento”, expõem. Também por isso, condena a exigência de
parte do público para que jornalistas revelem os times para que torcem. Em sua
opinião, isso “não agrega nada”. “Depois de tanto tempo trabalhando no ramo, não
torço para nenhum time. Torço para que o time que estou cobrindo ganhe para que
eu tenha mais espaço”, argumenta.
“É impossível falar de jornalismo sem
falar em redes sociais”
Em tempos
de internet, são muitos os cuidados aconselhados e que vão desde a velocidade
de se publicar a notícia até a editoria. “Noticias como assassinato sangrento e
celebridades ou curiosidades é o que mais bomba na internet. As redes sociais
vão nos induzir para este caminho, mas nós temos que resistir”, opina.
O processo
de checagem das informações agora é cada vez maior, mais necessário e mais
rápido, garante. “A pressa às vezes pode atrapalhar”, respondeu ao ser
questionado sobre a velocidade na busca por notícias com exclusividade. Mas,
segundo Rodrigo, são cada vez mais essenciais. “É impossível falar de jornalismo
sem falar em redes sociais. Em 30 segundos olhando o Twitter sei se o
presidente caiu. Sei tudo o que está acontecendo”, garantiu.
PAPOS COM A MÍDIA
O projeto Papos
com a Mídia, desenvolvido na faculdade desde 2013, é idealizado pela
coordenadora do curso de jornalismo Denise Cruz Paim e aproxima profissionais
da comunicação com os estudantes, buscando a troca de experiências. Dentre
diversos nomes conhecidos na imprensa gaúcha, personalidades como Túlio Milman,
Alexandre Mota e Manoel Soares também já participaram do projeto.
Tags:
Bruno Lara
0 comentários