Queermuseu, a arte que foi censurada.



Durante este mês por quase trinta dias estava tendo uma exposição no Museu Santander Cultural em Porto Alegre, onde tinha como nome Queermuseu Cartografias da Diferença na Arte Brasileira.


Esta é a obra mais compartilhada e comentada nas redes sociais a pintura de Jesus Cristo com vários braços a obra é Cruzando Jesus Cristo Deusa Schiva, de Fernando Baril.




Onde retrata a diversidade de gênero, mas um grupo de conservadores foram ao museu protestar para o fechamento desta exposição.

Com isto teve forte influência nas redes sociais com grandes críticas, repercussões e realmente acontecendo seu cancelamento.

Não podemos entender como o museu pode aceitar a pressão nas redes sociais e fechar se a arte serve para observar, analisar, debater, fizer pensar no que o autor quer nos mostrar, estamos vivendo uma época em que muito se discute as diversidades que estão no nosso cotidiano.

É um absurdo pensar que ainda estamos vivendo uma época de proibir ou de selecionar o que vai ser visto como neste caso obras de arte como nos anos da ditadura no país.

O que esta errada neste caso não é o tipo de arte, mas sim, a empresa fechar a exposição devido ao tema proposto.


 Onde vamos parar com esta intolerância que estamos passando?

Compartilhe:

0 comentários