Poder e Concepções Imagéticas: O que é Imagem?
Por Vinny Vanoni
Para este tópico considero necessário iniciar com a pergunta: “O que é Imagem?”.
Imagem é o que esta diante de nossos olhos? O que vemos? O que enxergamos? O que é Ver e Enxergar? Devido a estas perguntas irei falar que: Nossos olhos Enxergam, mas nossa percepção de mundo é o que nos faz Ver a realidade, as ruas, as pessoas, os acontecimentos, portanto, é o que nos faz criar uma imagem de mundo.
Tendo feito esta explicação, com uma imagem fotográfica, por exemplo, ocorre o mesmo, pois quando batemos uma fotografia, o que será visto, e principalmente, o COMO será visto, irá depender de diversos fatores, como o que a pessoa que esta atrás da câmera quer mostrar, como quer registrar aquele momento, ou pessoa, ou objeto, e de que forma ela ou ele quer que quem a enxergue e interprete.
Sim caros leitores, todas fotografias que batemos ou vemos, é uma construção na qual é composta de diversas intencionalidades.
Tanto é verdade que: Se eu bater uma fotografia de uma mesa quadrada, o que irá ser enxergado nesta imagem será determinado por qual ângulo à imagem foi enquadrada. Caso seja tirada de uma posição horizontal, paralela à mesa, a mesa será vista como uma linha horizontal com pernas, caso seja torada de uma posição diagonal, irá aparecer na imagem um retângulo e se for tirada exatamente acima da mesa, um quadrado, mas apesar destes exemplos e todos saberem que se trata de uma mesa, ela será interpretada de uma forma diferente por cada um que ver a fotografia, possuindo assim, um grande poder de formação de opiniões sobre o que é visto e principalmente, COMO são compreendidos diversos assuntos e acontecimentos de nosso dia-a-dia.
O mesmo pode ser dito de palavras, dependendo do seu contexto podem ter um significado ou se retiradas deste, outro sentido totalmente diferente se forma. Um exemplo disso é o caso do apresentador Fausto Silva, o Faustão, em que em uma conversa com suas dançarinas, estavam falando que existem algumas mulheres que merecem umas “pancadas”, frase essa que foi retirada do programa e disseminada indiscriminadamente na internet, porém o que estavam falando é que, existem pessoas, homens e mulheres, que se envolvem com alguém e são avisados por amigos, familiares, colegas de trabalho, pessoas próximas, que aquela pessoa não é bem o que parece ser, que não presta, que não tem bom caráter e mesmo assim, as pessoas se envolvem com elas e acabam se decepcionando e sofrendo, ou seja, levaram uma “porrada” da vida, quebraram a cara.
Se uma frase como esta, fora de seu contexto, pode gerar uma crise, uma discussão, e muitas vezes um processo, imaginem o que as palavras de um jornalista, um repórter, podem causar se não estiverem em seu contexto correto e forem interpretadas de forma errada, seja por falta de conhecimento, ou por maldade. Sim, as palavras possuem um poder enorme que afeta a visão de mundo da sociedade de forma direta, o maior exemplo disso é que já se iniciaram e se acabaram com guerras apenas com palavras, seja de empresas jornalísticas ou de alguém influente na sociedade, um Presidente por exemplo. Vide a Guerra do Iraque, em que a mando do governo, diversas empresas jornalísticas americanas disseminaram a informação de que havia armas nucleares no Oriente Médio, reportagens essas que foram usadas como desculpa para se iniciar o conflito, quando na verdade, estavam atrás do Petróleo existente na região. E quando se começou a noticiar os abusos dos soldados americanos para com os muçulmanos, a própria população pediu o fim da guerra, aliado ao fato de estarem guerreando para conquistarem os recursos naturais do país.
Devido a tudo o que foi dito e, espero lido acima, lhes peço para que: antes de julgar algo, pesquisem, se certifiquem que seu julgamento e opiniões sobre o que foi visto, ou lido, ou escutado, são justos e embasados em todos os lados da história, e não apenas um.
0 comentários