"A técnica da pirâmide invertida foi deturpada pela internet" afirma Rodrigo Oliveira, repórter da Rádio Gaúcha
Foto: Divulgação / Bruno Gomes |
contato@falaaimaluco.com
Na última terça-feira (29/08), o repórter esportivo da Rádio Gaúcha Rodrigo Oliveira foi convidado para dar uma palestra para os alunos de jornalismo da faculdade São Francisco de Assis. Apesar de ter apenas 28 anos, Rodrigo também já trabalhou na Rádio Guaíba, fez duas coberturas da Copa do Mundo, e até já ganhou alguns prêmios. Além disso, por possuir inglês fluente, ele também já realizou reportagens no exterior. Na palestra, ele aborda diversos assuntos envolvendo o jornalismo online e o jornalismo esportivo em geral.
Para começar, ele fala sobre a situação atual da comunicação:
"A gente vive um momento da comunicação em que tudo se transforma tão rápido que daqui a pouco, o que eu tô falando agora, daqui a um ano não vai valer nada"
"A técnica da pirâmide invertida - (estrutura textual jornalística que consiste em organizar as informações colocando a mais importante no começo, e sucessivamente as menos importantes nos parágrafos que se seguirem) - foi deturpada pela internet." Afirma Oliveira.
Para explicar, ele contou um caso que aconteceu com ele. Em um jogo de futebol que ele cobriu em Porto Alegre, a bola caiu no rio Guaíba. No rio, um homem que estava remando pegou a bola, e, quando todos acharam que ele iria responder, ele tirou sua camiseta de time, girou e berrou "sou gremista mesmo", levando a bola consigo. Seguindo a técnica da pirâmide invertida, ele deixou essa informação por último em seu texto. Entretanto, a mesma despertou a curiosidade dos leitores, que pediram cada vez mais detalhes sobre o ocorrido, gerando uma repercussão bem maior do que era esperado.
Posteriormente, uma aluna perguntou se valia a pena para o repórter esportivo revelar o time para o qual ele torce.
O jornalista esportivo não ganha nada revelando o time para o qual ele torce. Isso só o coloca sob suspeição para qualquer coisa que ele disser".
Tags:
Amanda
0 comentários