ÁREAS INDÍGENAS NO RS


Foto: Via

     O direito dos povos indígenas às suas terras configura-se como direito originário e a partir desse é realizado o estudo de demarcação de área, conforme previsto no Artigo 231 da Constituição Federal de 1988.

VANTAGENS DA DEMARCAÇÃO

A demarcação de área serve para o ordenamento fundiário, reduzindo possíveis conflitos de terra e também para que o Governo Federal repasse incentivos fiscais destinados às terras indígenas, como por exemplo, escolas indígenas e produção cultural. Além disso um dos maiores benefícios é a medida protetiva do meio ambiente e da biodiversidade do local demarcado assim como dos povos isolados que não matem relação permanente com a sociedade nacional, vivendo de modo autônomo.
Conforme vemos no gráfico abaixo, o índice de desmatamento em terras indígenas é menor comparado entre a Federal e Estadual:

Gráfico comparativo de desmatamento

TIPOS DE DEMARCAÇÃO EXISTENTES NO RS

 As terras indígenas podem ser classificadas em duas modalidades:  



O processo de demarcação das terras indígenas é o meio administrativo usado para explicitar os limites do território tradicionalmente ocupado por eles.



DISPUTA SANGRENTA 

Infelizmente a luta entre as áreas destinadas como reservas indígenas nem sempre são pacificas e fáceis. Muitas vezes os agricultores, atuais donos das terras, onde os índios acampam com o objetivo de tomar novamente as terras que foram lhes tiradas durante o processo de colonização negam o pedido de doação e é iniciado um processo semelhante ao de uma guerra. 
Nenhum dos lados quer ceder e ambos confessam possuir armas de fogo para o combate.
Em entrevista ao Jornal Zero Hora o cacique Santos culpa a pressão dos políticos pela interrupção do processo de assentamento dos índios. E descreve a situação em Vicente Dutra como um barril de pólvora como um pavio curto aceso. 

"- Uma hora um índio e um colono podem se cruzar aí pela rua e olhar um na cara do outro e acabar se matando. Isso pode ser o estopim de uma grande briga - imagina o cacique."
Hoje essa modalidade de demarcação gira basicamente em torno da politica, pois a FUNAI e os demais órgãos que regem os índios são comandados pelo Governo Federal. E todas as solicitações de demarcações de áreas passam pelo aval de diversas assinaturas antes de retornar para os seus reais donos.
Que a verdade seja dita, estamos perdendo em cultura, preservação e principalmente em caráter.   


JORNALISMO ONLINE II - CINTIA BORBA 

Twitter: @cintiabrb

Instagram: @cintia_borbas


Fontes:
Funai
Rs.gov
GaúchaZH

Compartilhe:

0 comentários