Um dia com a voz da Rádio União FM

Aos 12 anos de idade a jornalista Denise Cruz já sabia o que queria ser.
"Assistindo a novela Vale Tudo tinha uma atriz que fazia uma produtora em uma revista pela atriz Lidia Brondi e pensei é isto que quero ser” - contou ela a reportagem.


Com uma carreira brilhante de 20 anos na RBS, onde deu início, como estagiária, em um projeto na época chamado "Novos Talentos". Depois da etapa de estágio, foi direto para Rádio Atlântida produzir textos, isto em 1996.

Denise Cruz protagonizou a primeira vez em que uma voz feminina leu os noticiários da Rádio Gaúcha,  isso aconteceu em 2006. "Me deram um texto e disseram, vamos pro ar - não tive tempo de ler o antes o texto." Ela leu, ao vivo, o texto de 3 minutos e ao sair do estúdio foi aplaudida pelos colegas de redação.



Atualmente, Denise é uma das principais vozes da Rádio União FM, em Novo Hamburgo. Foi por lá que estive no dia (7) acompanhando como "sombra" (trabalho da faculdade) a rotina de trabalho da jornalista.  
Ela apresenta um programa chamado "Sintonia", ele é diário e tem como focos: comportamento, música, cultura, lazer, cinema, literatura e informação. Denise também apresenta o programa "Retrô" em outro horário - neste,  rola as melhores músicas dos anos 70,80 e 90.

Denise conta que antes mesmo de chegar em Novo Hamburgo, já liga o rádio do carro para estar atualizada das últimas notícias ate chegar à União FM. Entrando no ar, já conectada nas redes sociais, para interagir com os ouvintes, ela atualiza o trânsito, a previsão do tempo e traz as informações do dia resumidas. Isso tudo, ela edita e faz ali mesmo - enquanto opera a mesa de áudio.
Ainda antes de sair da rádio alimenta o site da Rádio União com notícias e participa da reunião de pauta.


Acho legal quando as pessoas têm um segmento, quando escolhem seus editoriais, e ai se tornam profundo conhecedores de tal editoria, mas você também tem que saber das outras editoriais, tem que ter esta visão múltipla. Hoje em dia não dá para ser só uma coisa, você tem que ser muitas coisas. Como a gente é na vida. Eu sou jornalista, radialista, professora, mãe, é assim. E assim temos que ser na profissão também” - explicou Denise sobre o momento em que estamos - com a comunicação e tecnologia andando lado a lado.

Compartilhe:

0 comentários