É possível ter mais audiência que a TV convencional?
Como uma rede social cresceu a ponto de
bater potencias da TV aberta pelo mundo.
Por Luciano Coimbra
O
Youtube é hoje a plataforma de mídia que mais cresce no planeta. Em números
absolutos, a rede tem mais de um bilhão e meio de usuários, representando um
terço de quem acessa a internet. Se considerarmos a versão para aplicativos
móveis, ele atinge mais adultos na faixa de 18 a 49 anos que qualquer canal de
TV aberta nos Estados Unidos e mais da metade das visualizações totais do
portal. Os dados foram coletados diretamente na área destinada a imprensa, na
página inicial do canal.
A
ideia inicial do Youtube era ser uma rede social de vídeos para relacionamentos
amorosos, mas acabou se tornando o maior site de vídeos online do mundo. A
ferramenta é considerada uma rede social pelo fato de ser possível criar um
perfil e através dele, interagir das mais diversas formas com outros usuários,
fãs e seguidores.
Em
conversa com Fernando Puhlmann, sócio da Cuentos y Circo, empresa de
comunicação voltada para conteúdo audiovisual multiplataforma, ele coloca que a
ferramenta é responsável por quinhentas horas de upload de vídeos por minuto,
totalizando setecentas e vinte mil horas por dia de conteúdo postado no site.
Ele complementa a informação colocando que há seis anos eram apenas oitenta
horas por minuto de material arquivado na plataforma, deixando evidente o
crescimento da utilização dessa rede social em específico.
Comparado
com outras redes sociais, o Youtube é a segunda mais acessada no Brasil e
dentro das estratégias de marketing, pode ser utilizada como uma ferramenta
para atrair novos clientes através do investimento em anúncios ou da criação e
manutenção de um canal próprio. A variedade de assuntos que são abordados abre
uma diversidade de atuação no mercado.
Diferenciando
as funcionalidades das redes sociais e das mídias sociais, o Youtube pode estar
engajado nas duas formas de nomenclatura da ferramenta. Caso ele esteja sendo
utilizado como forma de comunicação com familiares, amigos e fãs, seu canal é
considerado uma rede social. Agora se a intenção é divulgação de trabalho,
utilização do canal como uma estratégia digital ou até mesmo criação de
conteúdo, seja ele entretenimento ou não, a plataforma passa a ser denominada
mídia social.
No infográfico é possível
visualizar de forma simples a diferença entre rede social e mídia social.
0 comentários