É possível ter mais audiência que a TV convencional?

Como uma rede social cresceu a ponto de bater potencias da TV aberta pelo mundo.

Por Luciano Coimbra

O Youtube é hoje a plataforma de mídia que mais cresce no planeta. Em números absolutos, a rede tem mais de um bilhão e meio de usuários, representando um terço de quem acessa a internet. Se considerarmos a versão para aplicativos móveis, ele atinge mais adultos na faixa de 18 a 49 anos que qualquer canal de TV aberta nos Estados Unidos e mais da metade das visualizações totais do portal. Os dados foram coletados diretamente na área destinada a imprensa, na página inicial do canal.
A ideia inicial do Youtube era ser uma rede social de vídeos para relacionamentos amorosos, mas acabou se tornando o maior site de vídeos online do mundo. A ferramenta é considerada uma rede social pelo fato de ser possível criar um perfil e através dele, interagir das mais diversas formas com outros usuários, fãs e seguidores.
Em conversa com Fernando Puhlmann, sócio da Cuentos y Circo, empresa de comunicação voltada para conteúdo audiovisual multiplataforma, ele coloca que a ferramenta é responsável por quinhentas horas de upload de vídeos por minuto, totalizando setecentas e vinte mil horas por dia de conteúdo postado no site. Ele complementa a informação colocando que há seis anos eram apenas oitenta horas por minuto de material arquivado na plataforma, deixando evidente o crescimento da utilização dessa rede social em específico.
Comparado com outras redes sociais, o Youtube é a segunda mais acessada no Brasil e dentro das estratégias de marketing, pode ser utilizada como uma ferramenta para atrair novos clientes através do investimento em anúncios ou da criação e manutenção de um canal próprio. A variedade de assuntos que são abordados abre uma diversidade de atuação no mercado.
Diferenciando as funcionalidades das redes sociais e das mídias sociais, o Youtube pode estar engajado nas duas formas de nomenclatura da ferramenta. Caso ele esteja sendo utilizado como forma de comunicação com familiares, amigos e fãs, seu canal é considerado uma rede social. Agora se a intenção é divulgação de trabalho, utilização do canal como uma estratégia digital ou até mesmo criação de conteúdo, seja ele entretenimento ou não, a plataforma passa a ser denominada mídia social.
No infográfico é possível visualizar de forma simples a diferença entre rede social e mídia social.




Compartilhe:

0 comentários