Os Índios hoje no Brasil.

                                           
                                                            Foto: Google Imagens
Anggela Ribbeiro

Conforme dados da Fundação Nacional do Índio (FUNAI) o número aproximado de índios é de 818.000, sendo 0,4% da população brasileira hoje. Nas aldeias somam cerca 503.000 indígenas e 315 nas áreas urbanas.
Os índios brasileiros estão divididos em três classes: os isolados, considerados aqueles que vivem em grupos desconhecidos ou de que se possuem poucos e vagos informes através de contatos eventuais com elementos da comunhão nacional, os em via de integração, aqueles que conservam parcialmente as condições de sua vida nativa, mas aceitam algumas práticas e modos de existência comuns aos demais setores da comunhão nacional, e os integrados, ou seja, os nativos incorporados à comunhão social e reconhecidos no pleno exercício dos direitos civis, ainda que conservem usos, costumes e tradições características da sua cultura. Segundo a legislação brasileira, o nativo adquire a plena capacidade civil quando estiver razoavelmente integrado à sociedade. Para que tal aconteça, é necessário que tenha boa compreensão dos usos e costumes da comunhão nacional, conheça a língua portuguesa e tenha a idade mínima de vinte e um anos.
O governo Federal tem auxiliado o povo indígena na área da saúde com a organização por Distritos  Sanitários Especiais Indígenas vinculados à Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) possibilitaram aos povos indígenas e suas organizações condições inéditas de acompanhamento e controle social no campo das políticas públicas. Os convênios da FUNASA disponibilizaram cerca de US$ 43.290.000,00 para o atendimento de saúde nas aldeias. E na educação O Governo elaborou, com a participação de especialistas e professores índios, o Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas (RCNEI), que permite a elaboração de propostas pedagógicas e curriculares diferenciadas para os povos indígenas. Além disso, criou-se no âmbito do Ministério da Educação uma Coordenação Geral de Educação Escolar Indígena, encarregada da política para as escolas indígenas e a formação dos seus professores. 
Mas o índio ainda luta por suas terras encontram dificuldade contra os ruralistas que tomam suas terras para investir no comércio. 
E o índio ainda vive sua luta por sua própria terra.


Fonte: FUNAI/FUNASA


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