População indígena brasileira corre risco de extinção

Foto: Divulgação / blog Crime do Choque Visual
Siga:  Amanda Krohn
Atualmente, aproximadamente 400 mil índios vivem no país, principalmente em reservas indígenas demarcadas e protegidas pelo governo. Entretanto, historiadores afirmam que, antes da chegada dos portugueses, havia em média 5 milhões de índios no solo brasileiro. E de acordo com o censo do IBGE, o Brasil possuía 896.917 indígenas em 2010. Neste mesmo ano, a população total nacional era de 196,8 milhões de habitantes. 
Ou seja, o número de índios no Brasil está diminuindo, e a nosso sistema atual não colabora para o aumento dessa estatística. Apesar da existência de cotas, são muitos os problemas que impedem o crescimento dos povos indígenas no Brasil: violência, fome, miséria e saúde precarizada estão entre os principais.

Muitas reservas indígenas ficam em locais isolados, dificultando o acesso ao sistema único de saúde, fazendo com que os povos não consigam tratar os problemas de saúde que podem vir a ter, chegando às vezes ao falecimento.

Apenas em 2016 foram registrados 118 assassinatos, 106 suicídios e 735 mortes causadas por desnutrição infantil. Como muitos animais estão em extinção, a caça também se tornou um problema, o que faz com que várias tribos passem fome e, por estarem distantes da área urbana, muitos não têm o que comer.

Se nada for feito, a existência de índios se tornará parte do passado do nosso país.



FONTES:
Banco Mundial
Sua Pesquisa
Funai
Agência Brasil

Compartilhe:

0 comentários