Entenda o que é a operação Lava-Jato

Por Bruno Lara

03/08/2017- Rio de Janeiro- RJ, Brasil- Polícia federal cumpre mandados judiciais na operação Rio 40 Graus. Corrupção em obras municipais é novo foco de investigação da Lava Jato. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil.
A Operação Lava-Jato foi deflagrada em março de 2014, quando a Justiça Federal de Curitiba iniciou investigação a um posto de combustíveis e lava a jato de automóveis que era utilizada para a movimentação de recursos ilícitos. O Ministério Público Federal (MPF) então recolheu provas de um grande esquema de corrupção envolvendo empresas privadas, estatais e políticos.

Composta por uma força-tarefa que envolve a Polícia Federal (PF), o Ministério Público Federal (MPF), a Procuradoria-Geral da União (PGU), o Superior Tribunal de Justiça (STJ) e o Superior Tribunal Federal (STF), a Lava-Jato investiga atualmente esquemas de lavagem de dinheiro por parte de empresas que estão na Lava-Jato e políticos brasileiros que estão sendo investigados. As investigações são conduzidas pelo juíz federal Sérgio Moro.

Ao todo, a força-tarefa calcula que mais de 178 inquéritos foram abertos e mais de R$ 5 bilhões foram repatriados. São 104 investigados com foro privilegiado, sendo 64 deputados, 28 senadores, 8 ministros de estado (18 partidos políticos envolvidos), 2 ministros do TCU e 2 ministros do STJ. Os senadores Aécio Neves (PSDB-MG), Romero Jucá (PMDB-RR) e Renan Calheiros (PMDB-AL) são os políticos com o mais número de inquéritos. 

Compartilhe:

0 comentários